Pesquisa bioquímica com suporte cooperativo de Serious Games

Pesquisadores da cura para Cancer, AIDS e outras moléstias envolvem-se constantemente com o estudo bioquímico das proteínas. Tais proteínas podem ser tanto próprias de nossos organismos como de vegetais e diferentes seres vivos ou ainda de drogas que irão atuar nos processos de encaminhar tais curas.

Formadas por amino-ácidos possuem características próprias de cada uma de suas formas geométricas, derivadas de suas quase infinitas possibilidades de combinações bioquímicas. Dentre os problemas preliminares que os pesquisadores encontram, está a configuração de uma forma inédita de molécula, a partir da qual é possível pesquisar se encontrável na natureza ou se sintetizável, bem como de estudar suas propriedades e aplicações científicas. Diante da perspectiva de um número infinito de possibilidade o tempo para desenhar moléculas aparentava ser um obstáculo impossível.

Contudo, com o apoio do Center for Games Science da Univ. de Washington desenvolveram o game FOLDIT no qual os gamers que navegam na Internet são desafiados a produzir formas eficientes de proteínas. A grande aposta é que a aplicação da mente humana na percepção tridimensional das estruturas proteicas supera em larga escala possíveis algoritmos computacionais dedicados a essa solução.

 

intro.preview

Tela interativa do FOLDIT

 

Esse centro de excelência em Serious Games considera que:

Problemas complexos com os quais as sociedades se deparam, demandam o mais alto nível de conhecimento. Esse conhecimento não está, necessariamente, totalmente codificado em programas de computadores, resultando em falhas quando atribuimos às máquinas a solução integral dos problemas.
Ferramentas computacionais precisam aliar às soluções já codificadas a superior capacidade humana em criatividade e em solucionar problemas.
Em 2011, os jogadores on-line do FoldIt decifraram a estrutura cristalina de uma proteina retroviral M-PMV, que está diretamente relacionada com o vírus da AIDS. Os jogadores produziram um preciso modelo 3D da enzima em apenas 10 dias. Problema este que perpassou uma década sem que houvesse resolução

Be Sociable, Share!